Entenda a diferença entre Pixel Morto e Pixel Preso em sua TV LG

Quando se trata de problemas de qualidade de imagem em televisores, os termos “pixel morto” e “pixel preso” são frequentemente usados, mas na realidade, esses problemas são distintos e requerem abordagens de resolução diferentes. 

Se você está enfrentando problemas de exibição com sua TV LG, é fundamental entender a diferença entre esses dois problemas para resolver efetivamente as questões.

Pixel Morto

  1. Um pixel (é a menor unidade de uma imagem digital) e é formado por três sub pixels (R – G – B).
  2. Em uma Tela refere-se a um pixel ou sub pixel que não está funcionando corretamente, o resultado em um ponto preto fixo na tela, entretanto falando em um televisor de 4K que tem em sua constituição mais de 8.000.000 pixels torna esse efeito quase imperceptível dada a dimensão e grandeza de uma tela. Já uma sequência de pixels mortos pode formar linha e ou faixas indesejáveis a reprodução de qualquer imagem, tendo como única solução a substituição da tela. 

As causas são variáveis e pode-se atribuir ao processo fabricação (muito incomum dado aos equipamentos de produção robotizados e extremamente precisos), danos físicos como batida, ou até mesmo torções em telas de maior dimensão são os principais fatores (procurar evitar suportes de tv ajustáveis com movimentos laterais onde se coloca a mão na tela para mudar a posição constantemente) (de preferência a suportes fixos) cabe também salientar que o desgaste pelo uso também entra como fator de risco. 

A presença de pixels mortos pode comprometer seriamente a experiência de visualização e, em muitos casos, requer assistência técnica especializada ou até mesmo a substituição da tela.

Pixel Preso

Por outro lado, um pixel preso em uma TV LG se refere a um pixel ou subpixel que permanece constantemente ligado ou desligado, exibindo uma cor específica persistente. 

Isso normalmente se manifesta como um ponto brilhante ou colorido na tela, que não muda, mesmo quando a imagem na tela muda. Essa questão pode ser decorrente de defeito na matriz ativa que está contida em uma tela led cito como exemplo transistores (TFT, Thin Filme Transistors) que deixam de funcionar e não permitem que o pixel seja controlado por outros circuitos do painel LCD.

A boa notícia é que em alguns casos os pixels presos geralmente podem ser corrigidos usando métodos de reparo de software, oferecidos pela LG ou por meio de aplicativos de terceiros.

Como identificar um pixel morto ou preso?

Antes de tentar qualquer correção, é importante identificar o tipo de problema que você está enfrentando. 

Uma dica valiosa para identificar se sua TV está com um pixel morto ou preso, é o de encontrar um vídeo de teste de pixels disponível no YouTube, que te auxiliará na diferenciação. 

Ao deixar o vídeo rodando por algumas horas, os pixels presos podem ser voltar voltando à normalidade.

Como resolver esse problema?

Existem métodos eficazes que você pode experimentar para corrigir ou minimizar os efeitos indesejados, garantindo uma experiência de visualização aprimorada.

Pixel Preso

  • Uso de software: A LG geralmente fornece ferramentas de software para correção de pixel preso, como recursos de “Limpeza de Pixel” ou “Recuperação de Pixel” em seus menus de configuração. Consulte o manual da sua TV ou o site da LG para obter instruções específicas.
  • Executar testes padrão: Busque por vídeo ou aplicativo de teste de pixels, disponível no YouTube. A alternância de cores, por algumas horas, permite que os pixels presos possam voltar à normalidade.
  • Ciclos de ligar/desligar: Realize ciclos de ligar e desligar da TV. Isso pode ajudar a redefinir os pixels presos e restaurar sua funcionalidade normal.

Pixel Morto

  • Verifique a garantia: Se sua TV LG apresentar pixels mortos, verifique se está no período de garantia. Entre em contato com a StarTech, autorizada LG, para uma substituição ou reparo profissional.
  • Atualização de firmware e software: Às vezes, problemas de pixels podem ser resultado de bugs ou falhas no sistema operacional. Verificar regularmente se há atualizações disponíveis e instalar as mais recentes pode ajudar a corrigir problemas de pixels e melhorar a qualidade geral da imagem.
  • Consulte a StarTech: Se as soluções acima não resolverem o problema, entre em contato com a StarTech, para obter assistência profissional. Os especialistas poderão fornecer orientações mais específicas e recomendações personalizadas para o seu caso.

Para assistência profissional e soluções eficazes, entre em contato com a StarTech através de nosso site ou telefone e garanta a melhor experiência de visualização possível.

Compartilhe